Quais são as 10 dicas para um estilo de vida saudável?

Quais são as 10 dicas para um estilo de vida saudável?

Tornar hábitos saudáveis ​​parte de sua vida diária significa que é menos provável que você fique doente, seja diabetes , doenças cardíacas ou até mesmo câncer . Mas viver um estilo de vida saudável requer esforço constante e consistente.

Aqui estão 10 dicas para um estilo de vida saudável.

10 dicas para uma vida saudável

1. Faça uma dieta equilibrada

  • Adicione variedade às suas refeições. Coma uma variedade de alimentos que inclui frutas, legumes, legumes, nozes, sementes e grãos integrais. Procure comer pelo menos 5 porções (400 gramas) de frutas e vegetais todos os dias, especialmente os frescos e sazonais. Se você não é vegetariano , inclua peixes gordurosos em sua dieta , pois os ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a prevenir doenças inflamatórias, como doenças cardíacas .
  • Reduza o sal. Seu consumo diário de sal não deve exceder 1 grama (ou 1 colher de chá). Adicione menos sal ao preparar sua refeição, limite a quantidade de condimentos com alto teor de sódio, como molho de soja, que você adiciona aos seus alimentos e evite lanches salgados. Reduzir a quantidade de sódio em sua dieta diminui o risco de pressão alta .
  • Limite a ingestão de açúcar . Limite a ingestão de açúcar a 50 gramas ou cerca de 12 colheres de chá por dia. Você pode conseguir isso evitando lanches, doces e bebidas açucaradas , como sucos de frutas e refrigerantes. Reduzir a ingestão de açúcar reduz a probabilidade de desenvolver doenças como diabetes , doenças cardíacas , derrame e alguns tipos de câncer .
  • Evite gorduras insalubres . As gorduras devem representar apenas 30% de sua ingestão total de energia. Atenha-se às gorduras insaturadas, como azeite, peixe, nozes, sementes e abacates. Evite gorduras saturadas, como carne vermelha, manteiga e queijo, bem como gorduras trans, como alimentos assados ​​e itens pré-embalados e prontos para o consumo.

2. Mantenha-se bem hidratado

Lembre-se de beber 8 copos de água por dia. Seu corpo é composto de 80% de água, e a água é necessária para o funcionamento regular do intestino, desempenho muscular ideal e saúde imunológica e da pele. Não beber água suficiente pode causar desidratação , fadiga , dor de cabeça , pele seca e imunidade enfraquecida.

3. Exercite-se regularmente

Tente fazer pelo menos 150 minutos de exercícios por semana ou 30 minutos de exercícios pelo menos 5 dias por semana. Seja caminhando , correndo, nadando ou fazendo um treino de Pilates em casa , o objetivo é manter-se fisicamente ativo. O exercício não só ajuda a manter um peso saudável, mas também diminui o risco de desenvolver doenças como resultado de um estilo de vida sedentário.

4. Durma bem o suficiente

Existe uma forte ligação entre o sono e o sistema imunológico. Dormir de sete a nove horas cura e fortalece seu corpo enquanto você dorme. Um bom sono é vital para sua saúde física e mental .

5. Limite a ingestão de álcool

Beber álcool em excesso pode levar a doenças do fígado e até câncer de fígado a longo prazo. O abuso de álcool também pode causar prejuízo no julgamento e até mesmo levar a acidentes e lesões.

Os homens devem limitar as bebidas alcoólicas a 2 por dia, enquanto as mulheres devem limitar as bebidas alcoólicas a 1 bebida por dia. 

6. Não fume

O tabagismo é a principal causa de câncer de pulmão em todo o mundo. Além do câncer de pulmão , fumar também contribui para o desenvolvimento de outros cânceres de órgãos. Também aumenta o risco de doença cardíaca . 

Além de ser prejudicial à sua própria saúde, fumar também é prejudicial às pessoas ao seu redor. O tabagismo passivo danifica as vias aéreas e os pulmões e também é uma das principais causas de doença pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC ).

7. Proteja-se do sol

A exposição solar frequente e prolongada está associada a um maior risco de câncer de pele . Evite ficar ao sol por muito tempo e certifique-se de se proteger dos raios solares com protetor solar e roupas de manga comprida quando estiver ao ar livre. 

8. Lave as mãos

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar um desinfetante à base de álcool é uma maneira simples, mas eficaz, de impedir a propagação da infecção. Lembre-se sempre de seguir esta prática antes de fazer ou comer alimentos, depois de manusear resíduos, depois de usar o banheiro e ao cuidar de uma pessoa doente.

9. Gerencie seu estresse

O estresse é um conhecido gatilho para muitas doenças, desde enxaquecas até problemas cardíacos. Encontre maneiras de aliviar o estresse , seja assistindo a um filme engraçado, pintando, fazendo longas caminhadas, trabalhando no jardim, ouvindo música ou tomando um banho de espuma. 

Outra maneira eficaz de expulsar pensamentos negativos é conversar com seus amigos e familiares. Compartilhar como você se sente com pessoas em quem confia pode proporcionar alívio imediato do estresse e ajudá-lo a liberar a tensão.

10. Pratique sexo seguro

Cuidar de sua saúde sexual é importante para sua saúde geral. Pratique sexo seguro usando preservativos para prevenir o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis .

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